Notícias

Polêmica entre amantes de gatos e aves

Veterinário prepara gato para a castração, na FixNation
Crédito: latimesblogs.latimes.com

Parece que não são apenas os gatos e pássaros que são inimigos naturais. Duas grandes ONGs nos Estados Unidos que defendem os bichos também estão em pé de guerra. Isso porque, de acordo com o jornal Los Angeles Times a FixNation, que cuida de felinos abandonados, tem realizado um trabalho pioneiro conhecido como “trap-neuter-release” (pega-castra-solta), em que cerca de 80 gatos de rua são levados por dia até a organização, castrados e depois devolvidos no mesmo lugar onde foram recolhidos. Tudo isso em até 24h.

O problema é que manter os gatos nas ruas, mesmo que castrados, ameaça a população de aves. Pelo menos essa é a alegação da ONG Sociedade Audubon e de outras entidades protetoras que defendem as aves e a vida selvagem. Segundo a instituição, a FixNation estaria violando as leis ambientais, além de não estar cumprindo a meta de diminuir a população de gatos nas ruas. A ONG briga pela extinção do programa “pega-castra-solta” e alega que as pessoas passam a abandonar mais gatos ao conhecer o trabalho da FixNation, intensificando ainda mais o problema.

Em sua defesa, no entanto, a FixNation revelou que apenas tem buscado alternativas para um problema antigo: reduzir os grupos de gatos que vivem sem lar nas cidades americanas, sem precisar recorrer à eutanásia. Vale lembrar que somente em Los Angeles existem 1 milhão de gatos vivendo nas ruas. Apesar da boa ação da entidade, os defensores dos pássaros recorreram à justiça, e ficou decidido que o projeto de castração será suspenso até segunda ordem.

Em entrevista ao Los Angeles Times o porta-voz da ONG Urban Wildlands, a favor dos pássaros, defendeu a decisão judicial e culpou os “donos irresponsáveis e egoístas que criam e descartam seus gatos na rua como se fossem coisas, causando um grande desequilíbrio ecológico”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments