Notícias

Donos de pets terão que passar por teste de aptidão

Aumento de ataques de cães agressivos motivou novas medidas governamentaisAumento de ataques de cães agressivos motivou novas medidas governamentais
Crédito: Javier Prazak

Famosos pelo gosto por animais domésticos, os ingleses saem mais uma vez na frente na luta pelo bem-estar animal. De acordo com o site do jornal Telegraph os governos da Inglaterra e do País de Gales estão sugerindo uma série de medidas que visam impedir o surgimento de cães violentos em decorrência de donos despreparados e irresponsáveis. E para julgar a competência dos atuais e futuros proprietários, os países querem submeter os donos de totós a um teste de competência.

Segundo a publicação, se aprovado, o teste custará ao dono 60 libras. Além disso, o seguro que cobre possíveis mordidas e ataques passará a ser obrigatório, bem como o microchip com informações do dono, implantado por cerca de 30 libras. Todas essas medidas passarão por consulta popular em algumas semanas, mas o anúncio delas já tem causado contestações. Isso porque para os críticos, os donos responsáveis serão penalizados com um custo a mais nas despesas enquanto os donos irresponsáveis irão simplesmente ignorar as novas medidas.

Em entrevista ao Telegraph o porta-voz da ONG RSPCA, uma das mais tradicionais no mundo em proteção animal, revelou que uma revisão na legislação seria bem-vinda, mas completou dizendo que a entidade não apoiaria nada que viesse a prejudicar os donos sensatos e dedicados. Uma fonte do governo revelou que o documento com as propostas foi elaborado pelo Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Rurais e apresenta uma real preocupação com os danos causados por cães violentos e perigosos.

De acordo com a publicação houve um aumento no número de cães utilizados para intimidar ou ameaçar outras pessoas na Inglaterra. Em 2007, quando houve a última medição, foram registrados 703 casos de animais perigosos, contra 547 em 2004. E para tentar frear esse índice, o governo acredita que identificar os donos irresponsáveis é um caminho. Segundo o documento, o teste de competência a ser realizado seria semelhante ao teste teórico destinado aos que desejam tirar carteira de motorista.

Outra proposta da nova lei seria de aumentar os poderes policiais e das autoridades locais, com o objetivo de punir os cães fora do controle em qualquer lugar, mesmo em lugares privados. Isso porque atualmente, se a agressão ocorrer dentro de uma residência, por exemplo, o cão e seu dono estão isentos de serem punidos. Essa medida em específico promete agradar os carteiros, que por anos têm sofrido ataques de animais agressivos sem ter o respaldo da lei.

Artigo AnteriorPróximo Artigo