Notícias

Mentiras e verdades do mundo animal

O gato mais velho do mundo viveu 38 anos

Verdade! Segundo o Guinness Book, Creme Puff, um adorável gatinho habitante dos Estados Unidos, viveu espantosos 38 anos! Lembrando que a expectativa de vida média de um felino doméstico varia de 10 a 12 anos. Atualmente, outro bichano está concorrendo ao cargo: trata-se de Jess, um gato de 25 anos.

O cão mais velho do mundo era um Pastor Alemão

01_morre_cao_mais_01Chanel usava óculos para se proteger da catarata
Crédito: Reprodução / Daily Mail

Mentira! Chanel, que viveu incríveis 21 anos, o equivalente a 147 anos humanos, era uma mistura de Dachshund e SRD (sem raça definida). A cadelinha de Long Island, Estados Unidos, faleceu no dia 28 de agosto de 2009, dando espaço para Otto, de 20 anos e 8 meses ocupar o seu lugar.

O gato mais alto do mundo mede 60 cm de altura

01_gato_mais_altoO animal é cruzamento do gato selvagem africano com outro doméstico
Crédito: Miheco

Mentira! Scarlett’s Magic, fruto do cruzamento entre o selvagem africano e o doméstico, resultando na raça Savana F1 é o gato mais alto do mundo. O animal mede exatos 43,43cm, um verdadeiro recorde se levarmos em consideração os já famosos Maine Coons, considerados “gatos gigantes”, medindo de 20 a 40 cm de altura.

O Dogue Alemão Gibson é o maior cão do mundo

Guinness World Record oficializa Giant George como o cão mais alto do mundoGuinness World Record oficializa Giant George como o cão mais alto do mundo
Crédito: Reprodução / www.giantgeorge.com

Mentira! Gibson foi superado pelo Dogue Alemão Giant George, que mede da pata ao ombro 1,09 m, 2 cm a mais que Gibson. As medidas de Giant George são realmente impressionantes. Com apenas 4 anos o cachorro mede 2,2 m do rabo ao focinho, pesa 111kg, e come 50 kg de ração por mês.

O Border Collie é considerado o cão mais inteligente do mundo

Verdade! De acordo com o livro The Intelligence of Dogs do professor Stanley Coren, da Universidade de Vancouver, a raça é a mais inteligente entre os cães. O animal é extremamente esperto e agitado, portanto, precisa de atividades para se entreter ou pode se tornar destrutivo. Devido à sua inteligência lendária, o Border Collie também é presença constante em competições de agility, testes de obediência e no pastoreio.

Cães e gatos precisam escovar os dentes diariamente

Matheus não faz cara feia na hora de escovar os dentes
Crédito: Kazuko Okawa

Verdade! De acordo com o médico veterinário Roberto Fecchio, especialista em odontologia, além da escovação, o especialista também recomenda o uso de produtos específicos para a limpeza dos dentes, como biscoitos, rações, brinquedos e até mesmo medicamentos que podem ser colocados na água do animal. Tudo isso para evitar o tártaro, causador de mau hálito e infecções bucais, que podem ocasionar na futura perda progressiva dos dentes.

Animais castrados correm menos riscos de contrair câncer

Verdade! Principalmente as fêmeas, que correm o risco de adquirir um câncer de mama caso não sejam castradas. Estima-se que após os seis anos, o problema corresponda a 50% dos tumores encontrados em cadelas e 86% em gatas. Já os animais castrados antes do primeiro cio têm apenas 0,05% de chances de adquirir câncer de mama.

Porcos de estimação podem propagar gripe suína

Os micro suínos estão conquistando cada vez mais celebridades
Crédito: Wikimedia Commons / Eirik Newth

Mentira! De acordo com o Prof. Dr. Paulo Eduardo Brandão, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, o risco de contágio da gripe por meio de suínos no Brasil, seja de produção ou domésticos, é muito baixo. “Trata-se de um vírus que se dissipa de ser humano, para ser humano, onde o porco, no máximo, fez a transmissão inicial. Não há população animal envolvida na propagação”, esclarece.

O dente dos roedores cresce constantemente

Verdade! Os dentes incisivos de hamsters e porquinhos-da-índia, por exemplo, não têm raiz e crescem continuamente. É justamente por isso que é muito importante promover uma alimentação e brinquedinhos que ajudem os pets a desgastar os dentinhos.

Peixes têm memória curta

Mentira! Apesar da Síndrome de Memória Recente da peixinha Dory, em Procurando o Nemo, o pesquisador Kevin Warburton, do Instituto para a Terra, Água e Sociedade, da Austrália, realizou um experimento com os animais. Os testes revelaram que peixes da espécie Silver Perch, por exemplo, são capazes de não esquecer o seu predador por vários meses, mesmo após um único encontro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments