Artigos

Oito problemas que causam diarreia nos filhotes

A diarreia é um problema de saúde bastante comum em cães, principalmente nos filhotes, já que possuem um sistema gastrointestinal bastante sensível. A gravidade dessa disfunção intestinal varia de leve a muito grave, podendo até ser fatal, dependendo da causa, que nem sempre está relacionada com a alimentação. Antes de conferir algumas situações que são capazes de provocar a diarreia, veja como identificar se o seu amigo de quatro patas está passando por isso.

Sintomas da diarreia

O primeiro sinal e também o mais conhecido é a consistência das fezes do animal, que pode alterar entre pastosa e líquida. Repare se há muco, gordura e sangue (enegrecido ou com coloração vermelho vivo) presentes no dejeto. Outros fatores, como flatulência, esforço para defecar, apatia, febre, dor, cansaço, perda de peso, vômitos e falta de apetite também devem ser monitorados. E lembre-se: se você identificar um ou mais sintomas, procure um veterinário imediatamente para uma avaliação. Somente esse profissional poderá identificar a causa exata e indicar o tratamento correto.

Agora que você já sabe quais os sintomas e o que fazer caso seu cão esteja com esse problema, conheça as causas mais comuns da diarreia nos filhotes:

  • Vermes

    Entre as causas mais comuns da diarreia em filhotes estão os vermes, como lombrigas, tênias e parasitas. Muitos cachorrinhos nascem ou os adquirem logo após o nascimento, a partir do leite da mãe. O ponto positivo é que, na maioria dos casos, os vermes geralmente são fáceis de tratar. Por isso, é importante verificar com o veterinário com que frequência seu cão deve tomar o vermífugo.

  • Protozoários parasitas

    Assim como os vermes, os protozoários parasitas também podem causar sintomas. Eles se alojam no trato gastrointestinal do bichinho. Diferente dos vermes, estes parasitas são organismos unicelulares. Os protozoários mais comuns encontrados nos filhotes são os coccídeos e a giárdia. Esses dois parasitas são razoavelmente fáceis de tratar. No entanto, eles têm facilidade em provocar desidratação, o que pode trazer sérias complicações ao pet.

  • Mudanças na alimentação

    Muitas vezes, os donos mudam a dieta de seus filhotes radicalmente. A intenção pode até ser boa, ao oferecer um alimento mais nutritivo, por exemplo, mas cuidado ao trocar a comida da qual ele está acostumado por outra. Independentemente disso, as mudanças bruscas frequentemente acarretam em problemas para o trato intestinal do filhote e aí se dá a diarreia. O correto é fazer a mudança de forma gradual, num espaço entre 7 e 10 dias. Uma dica é misturar um pouquinho do novo alimento com o que ele está acostumado a consumir. Faça a substituição de forma gradual.

  • Estresse

    O estresse é um fator conhecido como causador de diarreia em muitos de nós e nos filhotes também. Ter sido separado de sua mãe e de seus irmãozinhos, e passar a morar em uma nova casa e ter uma nova família podem ser o suficiente para causar a diarreia em alguns cachorros.

    > Sair da rotina diminui estresse em cães

  • Comer objetos estranhos

    Assim como as crianças, os filhotes são curiosos e aprontam das suas. É comum vê-los com objetos estranhos na boca, e é aí que mora o perigo, pois quando ingeridos, podem ser um potencial para a doença. Um sinal que pode denunciar que o bichinho comeu o que não deveria comer é a diarreia. Porém, em algumas situações, esses objetos podem se alojar no estômago ou intestino, causando obstrução e tornando-se potencialmente fatal.

  • Parvovirose canina

    A parvovirose canina, também chamada de parvo ou CPV, é uma doença viral que pode ser facilmente transmitida pelo contato com as fezes de cães infectados. Muitas vezes a parvovirose pode ser fatal para os filhotes. Os sintomas de que os cachorrinhos estão com parvovirose são diarreia, vômitos, falta de apetite, letargia e desidratação.

  • Coronavírus canino e outras doenças

    Além do parvovírus, outros vírus também podem infectar os filhotes e causar diarreia. Entre elas, está o coronavírus canino. Embora não seja tão grave quanto a parvovirose, essa virose pode deixar o cachorro muito doente.

  • Disfunções de órgãos

    A diarreia também pode ser um sintoma de doenças no fígado, pâncreas ou rins. Nesses casos, é comum encontrar sangue nas fezes. Se o seu cão estiver com diarreia e presença de sangue nas fezes, leve-o imediatamente ao veterinário. Essas doenças são muito sérias. A demora no tratamento pode acabar gerando outras complicações e levar o animal a óbito.

Outros sintomas de cachorros com diarreia

Um dos sinais de que o cãozinho está com problemas intestinais é o hábito de comer grama. Isso acontece para estimular o vômito. Fique atento ao comportamento do seu pet!

> Veja mais artigos sobre diarreia em animais

Como tratar a diarreia em filhotes?

Considerando que as causas podem ser variadas, é necessário que um médico veterinário avalie e dê o diagnóstico do paciente. Com base nisso, ele irá escolher o melhor remédio para diarreia e a dieta ideal para que o animal se recupere.

Se o seu filhotinho está sofrendo de diarreia, não está comendo e estiver vomitando, saiba que isso não se resolve de uma hora pra outra. A melhor coisa a fazer é levar seu pet ao veterinário para uma consulta. Se possível, leve uma amostra das fezes para que o veterinário examine.

Marquei a consulta. E agora?

Listamos o que você pode fazer – e também o que não pode – para amenizar os sintomas enquanto aguarda a consulta do seu filhote.

O que fazer:

  • Mantenha o patudo hidratado com água fresca, de preferência mineral, para evitar qualquer tipo de resíduo químico.
  • Evite lugares muito quentes ou frios. A temperatura amena é a ideal.
  • Vigie o comportamento.

O que não fazer:

  • Não medique o seu cão com remédio humano nem de uso veterinário sem prescrição. Somente um profissional da área poderá diagnosticá-lo da forma correta para oferecer o tratamento ideal.
  • Para não irritar ainda mais o trato gastrointestinal, não dê ossos ou biscoitos ao seu cão até o fim do tratamento.

Viu só como é importante entender o organismo e também o comportamento do seu pet? Assim é possível prevenir e identificar não só a diarreia mas também outros problemas. Para conhecer mais sobre o seu animalzinho, seja ele um cão, gato ou outro pet, e estar por dentro das novidades desse universo, conte com a PetMag!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments