Notícias

Dia da Terra na companhia de seu pet

Animais de estimação podem ser eco-pets e ajudar no movimento pró-ecológicoAnimais de estimação podem ser eco-pets e ajudar no movimento pró-ecológico
Crédito: Flickr/CC – stevendepolo

Hoje, 22 de abril, comemora-se o Dia da Terra. Esse já é o 40º aniversário desta data, que foi instituída para o nosso querido planeta terra, ou planeta água, já que 97% de sua superfície é composta por mares e rios. O fato é que, além de festividades, esse dia é marcado por manifestações de conscientização ambiental, como a necessidade de energias renováveis, mudanças positivas na política climática, eficiência energética e a questão da sustentabilidade.

E que tal os donos de pets entrarem nessa onda verde? Pequenas mudanças na forma em que cuidamos dos nossos animaizinhos podem ser boas oportunidades de se envolver no movimento pró-ecológico. É possível tornar seu bicho de estimação um eco-pet. Se pensarmos que no Brasil existem cerca de 32 milhões de animais domiciliados, certamente este número deve causar um impacto no meio ambiente.

Portanto, com pequenas ações podemos fazer uma grande diferença se simplesmente nos comprometermos a melhorar o ambiente ao cuidarmos dos nossos pets, e sem gastar muito dinheiro.

E se você está se perguntando o que podemos fazer para nos envolver com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, contribuir para um ambiente mais saudável, a PetMag te dá algumas dicas.

Uma maneira de colaborar com o planeta é dar brinquedos feitos com materiais sustentáveisUma maneira de colaborar com o planeta é dar brinquedos feitos com materiais sustentáveis
Crédito: Flickr/CC – blackplastic

Brinquedos sustentáveis

Comprar brinquedos para o pet que sejam feitos de materiais sustentáveis. Para gatos, bichos de pelúcia feitos de algodão orgânico preenchido com catnip podem ser muito atraentes . Ou ainda, você pode usar uma meia velha de algodão e enche-la com a erva.

Fezes podem virar adubo

Quando for limpar a caixa de areia ou levar o seu cachorro para passear, em vez de jogar as fezes do seu animal no lixo, ou no vaso sanitário, que tem um efeito negativo no meio ambiente, pense em uma caixa de compostagem. Com essa caixa o resíduo do animal passa por um processo biológico em que os microorganismos os transformam num material similar ao solo que se chama composto. Quando o composto estiver “maduro” e pronto para uso, ele pode ser usado como adubo para as plantas ao redor de sua casa.

Ração sustentável

Neste ano, no Reino Unido, será lançada a ração sustentável para gatos, que terá o certificado do Marine Stewardship Council, órgão que fiscaliza a pesca sustentável, ou seja, evita os maus tratos com os peixes envolvidos no processo e repõe na natureza os bichos utilizados.

Camas de gato

Você pode fazer caminhas feitas de palha de milho ou aparas de cedro para seu gato. Geralmente as aparas de cedro podem ser eliminadas com segurança no jardim.

Fraldas biodegradáveis

Existem fraldas feitas de plástico 100% biodegradável, para quem quiser passear com seu cãozinho e evitar que ele faça xixi no shopping, elevador, etc.

Roupas orgânicas

É possível encontrar roupinhas caninas feitas de tecidos orgânicos e reciclados.

Como você pôde perceber, existem diversas formas de transformar seu animal em um eco-friendly. Portanto, use um pouco de imaginação, e procure se informar sobre produtos sustentáveis para o seu pet, pois há uma grande variedade de artigos disponíveis e de fácil obtenção.

Artigo AnteriorPróximo Artigo