Estados Unidos, Notícias

Cão acompanha soldado em missão filantrópica

Pessoas poderão ajudar doando dinheiro por cada passo dado pela duplaPessoas poderão ajudar doando dinheiro por cada passo dado pela dupla
Crédito: Reprodução/PEOPLE Pets

Passar por uma guerra geralmente deixa soldados traumatizados pelas dificuldades vividas e, depois, sem perspectivas quando retornam às suas casas e não têm o emprego que deixaram para trás. No entanto, quando o soldado Troy Yokum, de 30 anos, retornou à sua casa, após uma missão no Iraque em 2009, ele passou um dia descansando com sua família antes de bolar um plano. Yokum ficou atordoado com a história de alguns amigos que voltaram da guerra e perderam seus empregos e resolveu entrar em uma missão: arrecadar fundos para as famílias desses militares e conscientizar outras pessoas de sua causa.

Inspirado no atleta Terry Fox, mais conhecido como ativista no combate ao câncer, que tentou correr por todo o Canadá com uma perna artificial, Yokum sabia que precisava fazer algo semelhante para chamar a atenção. “Terry arrecadou muito dinheiro, e eu fiquei surpreso com sua história”, disse Yokum ao site PEOPLE Pets. “Eu sabia que se eu fosse, pelo menos, um quarto tão bem sucedido quanto ele, eu poderia levantar um dinheiro considerável”. O objetivo de Yokum é arrecadar 5 milhões de dólares para o “Soldiers’Angels”, destinado às famílias carentes de militares.

A cadelinha Emmie dará 100 mil passos diariamenteA cadelinha Emmie dará 100 mil passos diariamente
Crédito: Reprodução/The Hike for our Heroes

Pois passado sete meses que teve sua ideia, Yokum iniciou sua jornada: está atravessando os Estados Unidos, em uma jornada que irá durar 16 meses, percorrendo 11,2 mil quilômetros a pé. Mas ele não está sozinho: sua cadelinha de 2 anos, Emmie, da raça Shiba, o acompanha nesta missão. Para cada 1 quilômetro percorrido, Yokum espera arrecadar 700 dólares.

O sonho do soldado começou a se tornar realidade no sábado, 17 de abril, quando partiu com Emmie de sua cidade natal Louisville, em Kentucky. Ao longo do caminho, eles vão parar nas principais cidades e em 20 estádios da Major League Baseball, a principal liga beisebol dos Estados Unidos. “A primeira parada será em Los Angeles. Eu espero participar do Ellen DeGeneres Show”, declarou Yokum. Em seguida eles seguem para o leste do país, em direção a San Antonio e, de lá, para Nova York e Boston. A última parada será em Louisville.

Segundo cálculos, a caminhada deve exigir cerca de 50 milhões de passos. Yokum sabe que é difícil tanto para ele quanto para Emmie. “32 quilômetros são cerca de 100 mil passos para um cachorro”, calcula. “Mas eu não quero que as pessoas pensem que eu a estou punindo”. Na verdade, Emmie e Yokum estão caminhando 32 quilômetros diariamente, mas sempre que suas patinhas estiverem cansadas, ela terá uma carona de um veículo que seguirá a dupla. Eles também terão dias folgas, mas apenas Emmie poderá descansar, já que Yokum pretende preencher seu tempo ocioso com entrevistas à imprensa.

Ao longo do caminho, a dupla ficará hospedada com famílias de acolhimento na American Legion, e na VFW, associações americanas de veteranos de guerra. Eles visitarão esses veteranos em hospitais para dar ânimo aos soldados. “Emmie pode levar o sorriso ao rosto de qualquer um”, se orgulha Yokum. Ele também carrega um tambor, para chamar a atenção por onde passar. “Quero que as pessoas saiam e interajam, e saibam mais sobre a causa” diz ele. “Homens e mulheres qualificados que arriscaram suas vidas por este país não deveriam estar fazendo trabalho que adolescentes costumam fazer. Eles merecem melhores remunerações pelos serviços prestados”, desabafa.

Dupla atravessará  o país para ajudar famílias carentes de militaresDupla atravessará o país para ajudar famílias carentes de militares
Crédito: Reprodução/The Hike for our Heroes

Por enquanto, a dupla já percorreu 97 quilômetros, e a jornada de Yokum e Emmie pode ser conferida pelo site www.drumhike.com e pelo Twitter do soldado, @mydrumhike, que dá informações sobre todos os seus passos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments