Notícias

Kathy Rose fala sobre tosa no Pet Fashion Week São Paulo

Caio Kenji - A expert Kathy Rose durante clínica sobre tosa no PFWSPA expert Kathy Rose durante clínica sobre tosa no PFWSP”
Crédito: Caio Kenji
Caio Kenji - Poodle Gigante assiste comportado à palestra de Kathy RosePoodle Gigante assiste comportado à palestra de Kathy Rose”
Crédito: Caio Kenji

“Não existe um cão perfeito, mas o artista do grooming pode criar a ilusão de perfeição,” disse a campeã de grooming Kathy Rose durante “The Art of Grooming” (A Arte do Grooming), durante a clínica de tosa no segundo dia do PFWSP. Rose, que possui mais de 30 anos de experiência na área e é a única pessoa reconhecida pelas três principais instituições internacionais de grooming, salientou a importância da tosa para adequar os animais nos padrões das raças.

Dois fatores fundamentais são o conhecimento da anatomia do animal e das dimensões do perfil da raça. O artista do grooming precisa saber as proporções adequadas, simetria, a estrutura óssea, expressão e muito mais.

“O Poodle tradicional, por exemplo, é uma raça ‘quadrada’, ou seja, a sua altura até a cernelha é igual à da saliência do ombro até o fim da garupa,” conta Rose. “Já o Labrador é um cão mais alongado, com um formato retangular. Essas formas devem sempre ser levadas em consideração durante a tosa”.

Outro aspecto muito importante é a harmonia entre as dimensões, a expressão –cuidados para que sobrancelha, bigode e orelhas estejam nos padrões adequados para refletir o temperamento da raça— assim como a escolha de produtos, técnicas e equipamentos para o banho e secagem do animal levando em conta diferentes tipos de pelo. Fato este que pode facilitar muito a tosa e diminuir o tempo de escovação do animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo