Notícias

Demonstração de banho atrai visitantes na PFWSP

Mesmo assustada, cadelinha ficou quietinha durante demonstraçãoMesmo assustada, cadelinha ficou quietinha durante demonstração
Crédito: Caio Kenji

No domingo, 25 de abril, uma atração que chamou a atenção dos visitantes na Pet Fashion Week São Paulo foi a demonstração de banho em pets, no estande da Pet Society. O groomer Waldecyr da Silva ensinou o público as etapas do banho na pequena Lhasa Apso Schatzy.

Veja algumas dicas do profissional para facilitar o banho do seu pet. Na hora de limpar os pelos do bichinho, a água nunca deve estar na temperatura quente, mas sim de morna para fria. O xampu não deve conter sal, já que a substância apenas engrossa a espuma e, segundo Silva, “não é a quantidade de espuma que vai limpar mais ou menos”. O groomer não despejou o xampu em toda a cadela, mas o fez por partes.

Quem dá banho no cachorro em casa e costuma usar só xampu, ficou sabendo que o produto não é o suficiente, já que é apenas para limpeza e não restaura os fios. Depois da lavagem é necessário passar um condicionador ou uma máscara de hidratação, caso contrário, “depois de mais ou menos 3 dias, o cãozinho vai esta mal cheiroso”, disse o groomer. No caso, o condicionador deve ser passado e logo em seguida retirado. Já uma máscara de hidratação deve ficar por mais tempo para agir e pode ser feita a cada 15 dias.

Silva ensinou que, por último, deve ser feita uma cauterização na pelagem do cão, pois é esse processo que vai selar os fios e ajudar reter as vitaminas após a hidratação, proporcionando brilho e maciez. Essa última etapa foi feita a frio com os produtos de cauterização da marca.

Na hora de secar a cachorrinha, foi usado um soprador. O groomer demonstrou que, quanto mais longo o pelo do animal, mais distante o aparelho deve ser usado, caso contrário, os fios têm maior possibilidade de embolar.

Groomer explicou que soprador deve ser usado distante dos pelos longos, para que os fios não embaracemGroomer explicou que soprador deve ser usado distante dos pelos longos, para que os fios não embaracem
Crédito: Marjorie Luz

Para desembaraçar os fios, foram usadas uma escova de cerda e rasqueadeira. Uma dica importante de Silva, e que a visitante Ana Letícia, que pretende abrir uma pet shop não sabia, é que a rasqueadeira não deve ser passada em todos os cães. Em animais de pelo curto, o objeto pode machucar a derme do bichinho, pois seria a mesma coisa que pentear a pele humana.

Na última etapa, Schatzy recebeu um óleo finalizador, e foi embelezada com um lacinho no topete e uma trança cheia de enfeites de pérolas. O toque final foi um laquê na franja da cadelinha, para que os pelos não caíssem sobre seus olhos.

A pequena Schatzy foi embelezada com laço e trançaA pequena Schatzy foi embelezada com laço e trança
Crédito: Marjorie Luz
Artigo AnteriorPróximo Artigo