Notícias

Gatos de raça ganham alimentação diferenciada

Os bichanos mais exigentes contam com uma alimentação exclusiva para atender suas necessidades nutricionaisOs bichanos mais exigentes contam com uma alimentação exclusiva para atender suas necessidades nutricionais
Crédito: Flickr/ CC – fofurasfelinas

Apesar de no Brasil, o cachorro ainda reinar soberano como animal de estimação favorito, o universo dos felinos tem crescido. Isso foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Na capital paulista, por exemplo, a população de felinos cresceu 152%, enquanto os cães aumentaram 60%.
E esse aumento pôde ser notado, sobretudo entre os gatos de raça. Estima-se que eles correspondam a cerca de 1% da população geral de felinos domésticos, que hoje está ao redor de 7 milhões, nas famílias de classes A, B e C, segundo revelou a última pesquisa Radar Pet, da Comissão de Animais de Companhia (Comac).

O número pode até parecer inexpressivo, mas o percentual equivale a algo em torno de 70 mil animais. Neste universo, 74% são Persas. A maioria dos proprietários, porém, não está consciente de que as características fisiológicas e o paladar influenciam na alimentação e na digestão do animal e, ao serem desconsideradas essas especificidades, problemas de saúde podem surgir.

Preocupadas com as exigências de paladares diferenciados, as fabricantes de ração estão percebendo a importância de desenvolver produtos específicos para os seus clientes felinos. A Royal Canin do Brasil, por exemplo, desenvolveu três produtos exclusivos para as linhagens que mais crescem no País: Persa, Siamês e Maine Coon.

Para os Persas, a empresa desenvolveu a ração Persian 30, que facilita a ingestão com ingredientes que promovem uma resposta nutricional adequada e também ajudam na prevenção de problemas específicos da raça. Isso porque os animais têm tendência a desenvolver o Herpesvírus felino, um retrovírus que causa problemas respiratórios, e são propensos às dificuldades no trato urinário e formação de cálculo renal, além do Tricobezoar gástrico, também conhecido como acúmulo de pelos no estômago. O preço médio do produto em embalagem de 7,5 kg é de 104,26 reais.

Os Siameses também foram favorecidos pela Royal Canin com a Siamese 38, elaborada para trabalhar a silhueta esbelta da espécie, a manutenção do peso corpóreo e do tônus muscular. O formato do croquete também é exclusivo para facilitar a ingestão e reduzir a velocidade com que a raça se alimenta, além de oferecer sabor exclusivo para o exigente paladar. O preço médio do produto em embalagem de 2 kg é de 58, 60 reais.

A mais recente raça beneficiada foi a Maine Coon, cujo alimento tem o mesmo nome, e é composto por 31% de proteínas. Dedicado aos felinos que chegaram a pouco menos de seis anos no Brasil e necessitam de uma resposta nutricional arrojada – um croquete king size adaptado ao formato da face e à força da mastigação, facilitando limpeza dentária e com vitaminas que mantém a beleza da pelagem.

Pelos longos e castrados

Os bichanos que requerem cuidados especiais com sua pelagem também ganharam alimentação própria. A Premier, por exemplo, desenvolveu produtos para gatos que vivem em ambientes internos e que têm pelo longo e para aqueles que foram castrados. O Premier Ambientes Internos Adulto Pelos Longos Salmão promete garantir uma pelagem sempre sedosa através do equilíbrio dos ácidos graxos ômegas 3 e 6, associados à biotina e ao zinco quelatado presentes na ração. Ela também previne a formação de cálculos urinários, pois controla o pH da urina, evitando o aparecimento de cálculos de oxalato de cálcio e estruvita. O preço médio do produto em embalagem de 7,5 é de 117, 90 reais.

Os gigantes Maine Coons ganham alimentação rica em proteínas e que protege sua grande articulaçãoOs gigantes Maine Coons ganham alimentação rica em proteínas e que protege sua grande articulação
Crédito: Flickr/ CC – Tambako the Jaguar

Já o Premier Ambientes Internos Gatos Castrados tem sabor frango e é ideal para animais com idade entre 8 meses e 7 anos. A ração também é rica em proteínas e fibras, mas restrito em gordura, o que ajuda no controle do peso. O produto ainda previne o surgimento de cálculos renais e a formação de pelos no estômago do bichinho. O preço médio do produto em embalagem de 7,5 é de 132, 90 reais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo