Notícias

Como evitar que seu gato coma passarinhos

Filhotes de pássaros são vítimas de gatosFilhotes de pássaros são vítimas de gatos
Crédito: Flickr/CC suecan

Talvez alguns gatos não sejam tão “famintos” por passarinhos como no desenho de Piu-Piu e Frajola. Porém, de acordo com a Sociedade Real de Proteção às Aves (RSPB) do Reino Unido, 27 milhões de aves são mortas todo ano naquele país, por 7,2 milhões de gatos de estimação. Isso significa que os felinos, além dos 829 milhões de libras que seus proprietários destinam a eles com ração, estão também fazendo um “lanchinho aviário” por conta própria, segundo o jornal The Guardian.

Para evitar que as aves sejam devoradas na primavera britânica, a RSPB divulgou nesta semana um manual para que os donos de gatos ajudem na conservação dos pássaros, que pode significar a diferença entre a vida e a morte de um filhote de passarinho em seus jardins. No entanto, a RSPB admite que embora exista a evidência de que os gatos tendem a comer pássaros fracos ou doentes, não há nenhuma prova científica de que a predação (ato de atacar, do predador) felina nos jardins represente qualquer impacto sobre a população aviária. Se você tem um gatinho e também é amante das aves, confira as dicas.

Coloque um sino na coleira de seu gato

Essa atitude simples pode reduzir a predação por pelo menos 1/3. Para os gatos que recusarem usar os sininhos, existem outros dispositivos, como as coleiras áudios-visuais, que sentem a inércia de seu gato antes de atacar até bips, um dispositivo norte-americano que fica no caminho e avisa quando o gato for atacar o pássaro.

Verifique se seu gato está bem alimentado

Pode até parecer lógico, mas é improvável que funcione como uma medida quando seu gato está sozinho. Poucos animais são totalmente confiáveis, e muitas vezes querem um lanche, mesmo que já tenham comido.

Imponha um toque de recolher ao bichano

Em uma infeliz coincidência, o gato quer sair de casa para tomar um sol ao amanhecer – justamente no ponto mais vulnerável no calendário dos pássaros, ou seja, na hora das aves se alimentarem. Durante essas horas de alto risco, você pode segurar seu gatinho dentro de casa, até que filhote e mamãe passarinhos saiam do jardim.

Evite que as aves se alimentem no chão

Escolha o lugar mais alto ou instale um alimentador para manter as aves fora do alcance. A medida só não será válida se por acaso seu gato der uma de alpinista. Em sua cartilha a RSPB também recomenda que as pessoas plantem algumas plantas com espinhos debaixo do alimentador, mas essa medida deve ser desconsiderada, pois obviamente machucaria o bichano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments