Notícias

Conheça a talentosa Jor Jor, o peixe “músico”

Jor Jor, de dois anos, é uma fêmea da espécie Kinguio – mais conhecida como peixe-dourado. Mas ela está longe de ser um pet comum, isso porque foi treinada por sua dona, Diane Rains, de 54 anos, para tocar notas simples, acordes e harmonias de quatro partes, simplesmente usando a boca.

Para ensinar o animal, Diana colocou uma corda anexa aos sinos que ficam no aquário de Jor Jor, na parte de cima. Curiosamente, o peixinho sempre toca o instrumento no mesmo ponto, quando ouve a cantora americana Barbra Streisand cantar ”Moon River”.

Diana disse ao site newkerala.com que “Jor Jor certamente é uma musicista singular. Ela gosta de ouvir atentamente até um determinado momento da música que a inspira a contribuir”. Segundo a dona do peixinho, Jor Jor toca por apenas alguns segundos e depois vai nadar satisfeita.

A proprietária começou a treinar o peixe há um ano e meio, usando a técnica chamada reforço positivo. Quando o peixinho pratica certa ação é recompensado e treinado para fazer aquilo mais vezes.

Quando o peixe tem um determinado comportamento, Diana marca com um clique de uma lanterna. O clique é imediatamente seguido por uma varinha de alimentação especial. Nenhuma punição ou coerção são usadas no treinamento, explicou a americana. “Jor Jor é treinada todos os dias, mas ela também tem acesso aos seus instrumentos a qualquer hora”, acrescentou.

Diana, que é de Winsconsin, Estados Unidos, disse que Jor Jor deixou seu marido Stu chocado quando ela apareceu em uma performance no programa de TV American Idol. Agora, com a fama repentina, a americana já está pensando em compilar um CD de música de Jor Jor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo