Notícias

Cresce o número de cães abandonados no Reino Unido

Um cachorro é abandonado por hora no Reino UnidoUm cachorro é abandonado por hora no Reino Unido
Crédito: Reprodução / This is Grimsby

Para a infelicidade dos britânicos, que já foram considerados um dos povos que mais se preocupa com o bem-estar animal, o número de cães abandonados na Inglaterra e no País de Gales só tem crescido. De acordo com um relatório da ONG RSPCA, a instituição recebeu mais de 3,5 mil chamadas sobre cães abandonados nos primeiros meses desse ano – um aumento de 12,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o site do jornal britânico Telegraph, apenas entre janeiro e abril de 2010, quase cinco mil cachorros foram abandonados, um aumento de 10,3% em relação ao ano passado. Segundo informações da RSPCA, há um cão abandonado por hora no Reino Unido.

Para a RSPCA, com o licenciamento, donos que abandonam seus cães seriam punidosPara a RSPCA, com o licenciamento, donos que abandonam seus cães seriam punidos
Crédito: Reprodução / Wikimedia Commons

Diante da má notícia, a organização renovou seu apelo para a reintrodução de uma licença de cães, alegando que o movimento resolveria uma série de problemas de bem-estar animal, resultante da falta de rastreamento dos donos. Para a entidade, o financiamento de um regime de licenciamento poderia ser usado para tratar de questões como o abandono, cachorros perigosos, ataques, riscos de zoonoses, a posse irresponsável e crueldade deliberada com esses animais.

David Bowles, diretor de política externa da RSPCA, acredita que o licenciamento é a solução mais adequada. “Nós acreditamos que um regime de licenciamento canino poderia resolver este problema em curso, e ajudaria a garantir que as pessoas que abandonam seus cães não se safem desse crime”.

Uma pesquisa da empresa TNS, realizada com mais de mil pessoas, em fevereiro deste ano, mostrou que 76% da população e 66% dos donos de cães seriam a favor de um regime de licença. Essa medida foi abolida na Inglaterra e País de Gales em 1987, mas ainda vigora na Irlanda do Norte.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments