Notícias

Templo Budista oferece funeral para pets

A hora de dar o último adeus aos bichinhos de estimação nem sempre é uma tarefa simples. Justamente por isso que alguns locais têm se especializado em prestar homenagens aos animais. Recentemente, até mesmo um templo Budista, na Tailândia, abriu suas portas para que os donos possam dedicar ritos religiosos aos pets.

De acordo com o site do jornal The Washington Post, amantes de animais de estimação em Bangcoc vão ao Templo Klong Toey Nai para marcar a passagem de seus amigos peludos com ritos fúnebres completos, que incluem orações curtas feitas pelos monges, cremação de duas horas e uma viagem rio abaixo para espalhar as cinzas.

Em entrevista à publicação, Jiraporn Wongwanna, que perdeu sua poodle, Bai Toey, contou que ela era considerada parte da família. “Em vida, nós a levamos a um salão e até a uma piscina. Na morte, nós também queremos dar-lhe o melhor”. A cadelinha sofria de insuficiência hepática e faleceu com 14 anos.

Ainda segundo o site, em uma cidade como Bangcoc, com seus 15 milhões de habitantes, poucos possuem terra suficiente para o enterro dos animais, logo, “muitos estão optando pela cremação deles”, disse Sampao Yampradit, empresário que executa o serviço para pets há mais de 7 anos.

O templo começou a cremar bichos de rua quase uma década atrás, antes de começar a oferecer serviços funerários para animais de estimação. Agora, eles realizam de cinco a 15 enterros por dia. Enquanto a maioria são cães e gatos, as pessoas também se despedem de tartarugas, peixes, coelhos e macacos. “É uma crença budista de que a cremação lhe envia para a próxima vida, enquanto um enterro não poderia fazer isso”, disse Sampao.

De acordo com a publicação, o custo de uma cremação é de 60 dólares, incluindo o serviço de barco para espalhar as cinzas. Já a cremação de cães mais pesados que 20 kg, o valor passa para 80 dólares, enquanto os que querem também uma urna dourada de madeira para guardar as cinzas terão que pagar 92 dólares. “As pessoas estão dispostas a pagar pelo serviço. É uma boa maneira de dizer adeus”, disse o empresário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo