Notícias

Donos têm preguiça de levar cães para passear

Pesquisa revelou que britânicos têm preguiça de se exercitar com seus pets - Flickr/ CC – benjgibbsPesquisa revelou que britânicos têm preguiça de se exercitar com seus pets
Crédito: Flickr/ CC – benjgibbs

Recentemente, uma pesquisa revelou que quase 60% dos cachorros do Reino Unido apresentam sobrepeso ou obesidade. E além da comida em excesso, a falta de atividades físicas também contribui para o quadro.

A novidade sobre o caso é que os donos são os grandes responsáveis pelo problema. Segundo revelou o site do jornal Daily Mail, um em cada cinco donos têm preguiça de levar seus pets para passear.

Apesar dos conselhos dados pelos veterinários e especialistas em bem-estar animal, cerca de dois milhões de bichos de estimação não estão praticando exercicíos o suficiente.

Os donos são os principais responsáveis pelo sobrepeso dos animais - Reprodução/ Daily MailOs donos são os principais responsáveis pelo sobrepeso dos animais
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

A pesquisa foi realizada com mil cachorros pelo Kennel Club britânico e revelou ainda que um em cada três donos de cães também são obesos ou estão acima do peso. Em entrevista à publicação, Caroline Kisko, porta-voz da entidade, disse que a falta de atividades reduz a longividade e qualidade de vida dos totós.

“O grande problema é que muitas pessoas acham que as caminhadas que os animais dão pelo jardim já são suficientes, o que não é verdade”. Caroline vai além e explica que os bichos precisam de 30 a 40 minutos diários de exercícios.

Além disso, os veterinários dizem ainda que todas as raças precisam se exercitar, já que as caminhadas estimulam a mente do animais, evitando que eles se sintam intediados, depressivos e destrutivos.

Membros da família

Diante de tantos casos de pets obesos, a porta-voz do Kennel Club britânico chama a atenção das pessoas que pensam em adquirir um cãozinho. Caroline explica que apesar de muitos comprarem um cachorro para que ele faça parte da família, como os donos têm vidas muito ocupadas, é preciso pensar duas vezes antes de criar um bichinho.

“Você até pode ter uma rotina longa de trabalho e manter um cachorro, contanto que você mantenha alguém que o deixe sair para brincar, e que faça caminhadas pela manhã diariamente, não importa o clima”.

Outro problema apontato por Caroline é a compra da raça inadequada. “Cães para apartamentos devem ser obviamente menos agitados”, defende. Lembrando que a pesquisa foi divulgada para promover a campanha “Mantenha-se em Forma com seu Cachorro 2010”, que será lançada durante o Festival Internacional de Agility, no final de agosto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments