Notícias

Gatos pretos podem ser adotados no CCZ

Quem quiser adotar um bichano terá que passar por uma entrevista com agentes do CCZ - Flickr/ CC – pedrosimoes7Quem quiser adotar um bichano terá que passar por uma entrevista com agentes do CCZ
Crédito: Flickr/ CC – pedrosimoes7

Reza a lenda popular que os gatos pretos atraem maus presságios, como a chegada de doenças e até mesmo a morte. Há quem acredite também que os bichanos eram os companheiros de bruxas e feiticeiras, portanto, são criaturas malígnas. E essas superstições permanecem até os dias atuais, principalmente, na sexta-feira 13, como hoje.

E como infelizmente ainda existem pessoas que tenham medo ou evitem cruzar com os gatinhos pretos pelas ruas, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo precisou tomar uma atitude nos últimos anos. O órgão deixou de disponibilizar para adoção os bichanos em dias próximos a datas supersticiosas como o Dia das Bruxas e sexta-feira 13.

Mas pensando nas pessoas que desejam cuidar desses felinos tão discriminados, o CCZ decidiu manter neste ano seu funcionamento normal nesta sexta-feira 13. Isso para que os gatinhos possam ter uma oportunidade de encontrar um bom lar.

De acordo com o órgão da Secretaria da Sáude, contanto que o candidato à adoção esteja apto, algo que será avaliado durante a entrevista feita no local, ele poderá levar para casa um gatinho preto, se for o caso. Lembrando que animais de outras cores e espécies, como cães de diversas idades, também estarão disponíveis para adoção.

Critérios

Com objetivo de encontrar o melhor lar possível para as centenas de cães e gatos do CCZ, o órgão pede aos candidatos a adoção que compareçam a sede, que fica em Santana, portando documentos como RG e CPF, além de comprovante de residência. Profissionais da entidade também farão uma entrevista “pente fino” com os candidatos para identificar se o interessado tem condições de criar o animal.

É bom lembrar ainda que uma taxa de 15 reais e 25 centavos deve ser paga, além de ser necessária uma caixa de transporte, no caso de gatos, e coleira e guia, para os cachorros. E para garantir que os animais serão bem tratados, os futuros donos poderão, inclusive, receber visitas dos agentes do CCZ, que irão identificar as condições de vida do bichinho.

Até o momento, o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos do CCZ já contribuiu para a adoção de mais de 500 gatos e quase 700 cães.

Serviço

Adoção de cães e gatos do CCZ
Quando: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 15h
Local: Rua Santa Eulália, 86, Santana – São Paulo
Tel: (11) 3397-8900 ou 3397-8901

Artigo AnteriorPróximo Artigo