Notícias

Coelhos da Páscoa são abandonados nos EUA

Coelhos já ocupam o terceiro lugar de animais abandonados nos abrigos americanos - Flickr/ CC – capitainsubtleCoelhos já ocupam o terceiro lugar de animais abandonados nos abrigos americanos
Crédito: Flickr/ CC – capitainsubtle

A tradição de presentear as crianças com adoráveis coelhinhos durante a Páscoa pode ter causado uma verdadeira superlotação dos animais em abrigos americanos. De acordo com o site MSNbc.com os filhotes cresceram desde o mês de abril, o que motivou muitos donos irresponsáveis a abandoná-los.

O problema já é um velho conhecido dos abrigos de animais, que a cada verão recebem centenas de coelhos adultos. Em entrevitsa à publicação, Caroline Charland, fundadora do abrigo Bunny Bunch, disse que mantêm 350 bichinhos que precisam de um novo lar. “Nós estamos em crise”, lamentou.

Ela contou ainda que procura manter o grupo em no máximo 300 coelhos, mas nem sempre isso é possível, principalmente nesta época. E para tentar reduzir o número de animais, muitos abrigos acabam optando pela eutanásia, prática ainda não adotada pelo Bunny Bunch.

Segundo Betsy Saul, co-fundadora do Petfinder.com, um site de adoção de animais, os coelhos do abrigo de Caroline têm muita sorte. Isso porque muitos donos têm a péssima ideia de soltar os bichinhos no mato, pensando que assim, eles poderiam sobreviver por conta própria, o que não ocorre.

“Os animais podem morrer de ataque cardíaco com a aproximação de um predador”, declarou Mary Cotter, responsável por uma ONG de Nova York que resgata coelhos de abrigos que sacrificam os bichinhos.

Segundo um porta-voz da ONG SPCA (Sociedade de Proteção Contra Crueldade em Animais), estima-se que os coelhos representem apenas 2% dos animais de estimação nos Estados Unidos, mas nos abrigos de pets abandonados, eles aparecem em terceiro lugar, logo após os cachorros e gatos.

Lembrando que coelhos não são apropriados para qualquer dono. Os bichinhos vivem, em média, 10 anos, devem viver dentro de casa e não se dão muito bem com crianças pequenas. Como qualquer outro pet, ele necessita ainda de exercícios, alimentação de qualidade e muito carinho dos donos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo