Notícias

USP estuda distrofia muscular em Golden Retrievers

Cães da raça Golden Retriever têm mais predisposição genética para problemas de distrofia muscular - Flickr/ CC - ItshearsCães da raça Golden Retriever têm mais predisposição genética para problemas de distrofia muscular
Crédito: Flickr/ CC – Itshears

Com objetivo de testar novas técnicas para melhorar a qualidade de vida de cães da raça Golden Retriever que sofrem de distrofia muscular, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) têm investido na análise comportamental dos pets doentes. De acordo com a Agência USP de Notícias, o estudo visa trilhar o caminho para que a cura do problema seja descoberta em breve.

Para tanto, alunos e veterinários já formados atuam no canil da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), onde cães da raça Golden Retriever são analisados. Vale lembrar que os animais têm maior predisposição genética para esse tipo de problema. A doença é caracterizada pela ineficiência da proteína distrofina, responsável pelo bom funcionamento das fibras musculares.

Dentre as principais dificuldades de cães doentes está a da alimentação e da respiração, já que a distrofia afeta o desempenho dos músculos do organismo, consequentemente, também a deglutição e os órgãos do sistema respiratório.

Em entrevista à agência a professora Maria Angélica Miglino, responsável pelo canil, conta que é na observação do comportamento dos animais e na evolução da doença que são focados os estudos realizados no espaço. Ela explica ainda que com as rotinas do canil, os estudiosos acabam tendo “um curso de veterinária à parte”, já que aprendem a lidar com necessidades específicas dos cães, como a alimemntação e respiração.

Lembrando que o problema também pode acometer seres humanos, e infelizmente, ainda não apresenta cura. A ciência, no entanto, já prevê a inserção de células-tronco como possibilidade de solução, mas ainda está em fase inicial. Atualmente, além da fisioterapia e práticas alternativas como a acupuntura, os medicamentos têm cumprido o papel de promover uma melhor qualidade de vida às pessoas com a doença.

Artigo AnteriorPróximo Artigo