Notícias

Gatos promovem conforto e calma aos doentes

Pesquisa revela que 80% dos pacientes em tratamento contra o câncer sentiram maior conforto ao lado se seus gatos - Flickr/ CC – Jacob DaviesPesquisa revela que 80% dos pacientes em tratamento contra o câncer sentiram maior conforto ao lado se seus gatos
Crédito: Flickr/ CC – Jacob Davies

Quem tem um bichano em casa bem sabe o quanto eles são carinhosos. Mas a veterinária Karen Sueda, do American College of Veterinary Behaviorists decidiu comprovar cientificamente o caso. Em entrevista ao site People Pets.com a estudiosa explicou que uma de suas clientes e seu gatinho a motivaram a fazer a pesquisa.

A paciente passou por sessões de quimioterapia e admitiu à Dra. Karen que sentiu suporte e conforto ao lado de seu bichano. “Muitos donos de animais – sejam eles cães ou gatos – me contaram que eles promoveram grande conforto, e o mais importante, apoio e aceitação incondicional quando passaram pelo tratamento contra o câncer”.

De fato, de acordo com uma pesquisa realizada pela fabricante Purina Cat Chow, 84% das mulheres que batalham contra o câncer de mama disseram que seus gatos as trouxeram calma. “Existem múltiplos estudos que mostram que os animais diminuem a pressão sanguínea e podem até mesmo aumentar a longividade”, declarou a médica.

Segundo a pesquisadora, o que torna os animais tão benéficos é a companhia que eles fazem aos seus donos. “Faz uma tremenda diferença tê-los quando você está passando por um momento difícil, especialmente no caso dos gatos, que necessitam bem menos de cuidados que os cães”.

A veterinária lembra ainda que outra vantagem dos bichos em geral é que eles não pedem nada em troca por seu carinho. “Quando você está em uma situação como o câncer, as pessoas oferecem ajuda, o que pode ser bastante desgastante. Já os bichinhos, dão suporte o tempo inteiro e nunca se cansam de estar ao lado

Artigo AnteriorPróximo Artigo