Notícias

Cachorro surdo aprende linguagem de sinais

Zippy nasceu surdo e já aprendeu mais de vinte comandos de obediência - Reprodução/ Daily MailZippy nasceu surdo e já aprendeu mais de vinte comandos de obediência
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Se adestrar um cachorro nem sempre é uma tarefa fácil para o dono fazer sem ajuda, imagine ensinar lições de obediência a um animal com deficiência auditiva. Mas foi justamente isso que a cabelereira aposentada Vicky Tate se aventurou a fazer com seu Boston Terrier Zippy.

Segundo o jornal Daily Mail a britânica desenvolveu uma espécie de linguagem de sinais para ensinar o bichinho. As lições deram tão certo que Zippy ganhou o prêmio de melhor cão em obediência pelo Kennel Club Inglês.

Para receber a medalha de ouro o cãozinho precisou passar por testes como: ir para cama e permanecer nela, andar ao lado da dona olhando para ela e ignorando os demais cães, passar por túneis, entre outras atividades.

A aposentada Vicky Tate ensinou seu cachorro a se comunicar por meio de sinais - Reprodução/ Daily MailA aposentada Vicky Tate ensinou seu cachorro a se comunicar por meio de sinais
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Em entrevista à publicação, a dona orgulhosa declarou que muitos cães que conseguem ouvir não se deram tão bem no exame quanto Zippy. Esta foi a primeira vez que um cão surdo ganhou a premiação, o que deixou a todos maravilhados.

A britânica contou à publicação que comprou Zippy quando ele tinha apenas sete semanas e não reparou na sua deficiência. Ela também é dona de dois Boxers mas logo se deu conta que algo estava errado com o filhote. Ele não respondia aos seus chamados e nem se manifestava quando ela assobiava. Um teste auditivo realizado em um hospital confirmou suas suspeitas.

Desde então, o cachorro aprendeu mais de vinte comandos, incluindo senta, deita e fica, comunicados por sinais feitos com as mãos e pés de sua dona. “Eu converso com ele a todo tempo porque mesmo que ele não possa me ouvir, ele compreende minhas expressões faciais. Ele sabe quando não está fazendo o comando correto”.

Heidi Lawrence, porta-voz do Kennel Club Iglês, disse que casos como o de Zippy incentivam outros donos a acreditarem mais em seus cães, mesmo os que apresentam alguma deficiência. “Ele é obviamente um cachorro muito especial. Ele passar em um teste tão difícil mostra que o adestramento é acessível a todos os cães”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments