Notícias

Brasil ganha novo projeto de controle de leishmaniose

Como parte das ações do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral, o Ministério da Saúde anunciou mais uma iniciativa de prevenção da doença. O governo se comprometeu a lançar em 2011 um projeto-piloto de encoleiramento em massa de cães.

O projeto prevê um estudo detalhado para a avaliação da coleira impregnada com deltametrina a 4% nos cachorros. As coleiras Scalibor®, da Intervet/Schering-Plough Animal Health serão distribuídas gratuitamente pelo governo para algumas cidades brasileiras consideradas endêmicas.

Lembrando que a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença causada por um parasita – o protozoário Leishmania chagasi – que se multiplica nas células de defesa do organismo causando alterações importantes nos rins, fígado, baço e medula óssea.

Trata-se de um problema que tem grande importância para a saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. Ela é transmitida ao homem e ao cachorro, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas, mesmo estando doente.

A doença, que até a década de 90 estava concentrada no Nordeste do País, hoje, está se expandindo para as outras regiões. O Norte, Sudeste e Centro Oeste, que na década de 90 representavam menos de 10% do total de casos, passaram a representar 26% do total de casos em 2001 e mais de 52% do total de casos em 2008.

Artigo AnteriorPróximo Artigo