Notícias

Cães diminuem estresse de crianças autistas

Estudo provou que os cães diminuem problemas como estresse e ansiedade em crianças autistas - Flickr/ CC – Pacific Northwest USCGEstudo provou que os cães diminuem problemas como estresse e ansiedade em crianças autistas
Crédito: Flickr/ CC – Pacific Northwest USCG

A utilização de cães treinados para determinadas funções se tornou um grande trunfo em benefício de portadores de necessidades especiais. Os animais têm ajudado deficientes visuais e auditivos a viverem com mais independência, além de também auxiliarem pessoas com problemas locomotores.

Agora, pesquisadores descobriram como os cachorros também podem ajudar crianças autistas. A síndrome é caracterizada pela dificuldade do paciente de estabelecer relacionamentos e afeta sua capacidade de comunicação. E para provar os benefícios de um totó, um estudo realizado no Canadá inseriu um cachorro nas residências dessas pessoas e se propôs a medir o nível de estresse das crianças.

Segundo o jornal Telegraph os pesquisadores entrevistaram os pais dos pacientes com o objetivo de saber mais sobre o comportamento das crianças antes da chegada do cão e depois que ele foi retirado.

No final do estudo todas as famílias tiveram a opção de permanecerem com o cachorro, que foi treinado pela Fundação MIRA, especializada em formar animais para pessoas com algum tipo de deficiência. Crianças autistas de 42 famílias foram estudadas e a constatação foi animadora. Foi descoberto que os níveis de estresse tornaram-se menores com a chegada do amigo peludo.

Os pais declararam que seus filhos apresentaram também menos problemas como ansiedade e ataques de raiva. No geral, os pais reportaram 33 desvios de comportamento antes da chegada do animal e cerca de 25 com a presença do cão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo