Notícias

China propõe limitar o número de pets por família

Cidades como Xangai e Pequim apresentam leis restritivas para controlar a população de cães - Reprodução/ Daily MailCidades como Xangai e Pequim apresentam leis restritivas para controlar a população de cães
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Faz 30 anos que a população de Xangai tem convivido com a política que limita o número de nascimentos na cidade. Agora, os chineses terão que conviver com mais uma lei restrititva: o controle de cachorros.

De acordo com o jornal Daily Mail um novo projeto quer restringir o número de animais de estimação por família. A nova determinação impõe que apenas um cão seja criado e pode entrar em vigor a partir de 2011 na cidade.

Existem cerca de 800 mil cães vivendo em Xangai, a maioria pertencente aos novos ricos residentes que mimam seus animais tanto quanto filhos. Segundo a publicação a nova regra foi tomada para controlar o barulho dos latidos na cidade, além de evitar o aumento de ataques de cães nas ruas.

Para incentivar os donos a cumprirem a nova lei o governo promete reduzir a taxa da licença para animais, e o preço das vacinas e da implantação de microchips. O objetivo é promover a posse responsável entre as famílias que já possuem mais de um cachorro em casa.

Na cidade, os donos também serão responsabilizados pelos filhotes que seus animais possam ter. O proprietário terá três meses para doar ou vender os pequenos ou deixá-los em algum abrigo para que possam ser adotados por uma outra família. As autoridades locais também estão estudando a possibilidade de exigir que todos os animais sejam esterilizados.

Mas não é apenas em Xangai que as leis restritivas contra os cães são severas. Em Pequim, por exemplo, os donos não podem criar animais que medem mais de 14 cm de altura, uma vez que os de maior porte poderiam assustar os cidadãos que não gostam de cachorros. Diante da determinação são cada vez mais comuns raças como Pequinês, Chihuahua e Lulu da Pomerânia pelas ruas da cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo