Artigos

Árvore de Natal à prova de pets

Os bichanos adoram subir na mobília dentro de casa. Já os cães são curiosos e mordem tudo de novo que encontram. Para evitar acidentes com os animais, o dono deve pensar em maneiras de posicionar sua árvore de Natal, bem como quais enfeites vai utilizar na decoração. Confira as dicas de segurança a seguir.

1. Local correto:

Procure montar a árvore em um lugar onde ela possa ser contemplada pelos familiares, mas que ao mesmo tempo, não se torne “escalável”, principalemente, para os gatos. O objeto deve ficar em um canto próximo de uma parede para dar sustentação, e de preferência, com uma tomada por perto para evitar os fios de eletricidade muito longos.

2. Prepare a área:

Envolva os pés da árvore em um saco plástico caso ela seja artificial ou coloque o pinheiro dentro de um vaso alto e resistente. Isso para evitar que o animal morda ou arranhe a sustentação da árvore ou até mesmo a derrube.

3. Esconda os fios:

Fios elétricos são um perigo enorme para os bichos, especialmente, para os filhotes, que têm o hábito de roer as coisas. Para evitar choques o dono deve proteger os fios com fita adesiva, prendendo-os em uma altura não alcançada pelos animais.

4. Decoração segura

Não existe pisca-pisca 100% a prova de cães e gatos, mas os menores, em particular, são ainda mais perigosos. Isso porque eles podem ser arrancados e engolidos com facilidade. Quanto às bolas, prefira as de plástico, para que caso elas caiam, não quebrem. Elementos de pano, como bonequinhos de neve, são boas opções, contanto que não sejam muito pequenos. Ornamentos feitos de comida, como pirulitos também devem ser excluídos, já que são atrativos ao paladar dos pets.

5. Presents:

Cães e gatos são curiosos por natureza e não entendem que os presentes não devem ser abertos antes. Portanto, considere guardar todos os pacotes e embrulhos em um local seguro e só colocá-los próximos da árvore poucas horas antes da ceia.

6. Limpeza:

Caso sua árvore seja natural é importante que o local seja sempre varrido. Isso porque os galhos e folhas do pinheiro causam irritação no estômago. Em excesso, a ingestão pode causar vômitos e cólicas intestinais nos pets. Outra dica importante é manter os pisca-pisca ligados apenas quando tiver alguém em casa. Incêndios são sempre imprevisíveis e os animais seriam os primeiros prejudicados com o acidente.

7. Supervisão:

O ideal seria que os pets fossem supervisionados o tempo todo, mas como isso nem sempre é possível, borrifar produtos específicos para afastar cães e gatos é indicado. Utilizar o reforço positivo toda vez que os animais ficarem longe da árvore também é uma boa atitude.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments