Notícias

Homem é culpado por deixar cão obeso

reprodução/The Sun - Taz agora está em um canil onde pratica exercícios diariamenteTaz agora está em um canil onde pratica exercícios diariamente”
Crédito: reprodução/The Sun

Desde o dia 19 de março, o Border Collie Taz vive em um canil de Brighton e Hove, na Inglaterra. Mas não pense que ele está triste e cabisbaixo vivendo longe de seu dono, o inglês Ronald West, de 62 anos. Agora Taz está mais leve, pratica exercícios, vive em um ambiente limpo e está sempre cercado por outros companheiros.

Até antes do dia 19, Taz pesava o dobro do seu peso ideal, e vivia com West em um apartamento imundo, com fezes espalhadas em todos os aposentos, além de lixo, entulho e imundícies. O animal, de 5 anos, estava gordo, sujo, e com as unhas enormes, sinal de que não saía para passear há um bom tempo.

Após denúncia de uma moradora, o serviço de bem-estar animal local foi conferir a situação do cachorro. Na ocasião elas advertiram o proprietário para que limpasse o local, e levasse o cão a um veterinário para cortar as unhas e indicar uma dieta apropriada. Mas West simplesmente ignorou os avisos. Por isso, na quarta-feira, 13 de maio, a Corte de Magistrados de Brighton o considerou culpado por falhar nos cuidados que deveria ter com seu cão. Ainda não se sabe a sentença do proprietário: multa de 5 mil libras (cerca de 16 mil reais), ou detenção de seis meses, além de correr o risco de ser proibido de ter outro animal.

Segundo o tablóide inglês The Sun, antes de levar Taz para o canil, West foi alertado outras vezes. E todas sem êxito. A primeira visita foi feita em dezembro. O inglês contou que o cachorro estava acima do peso porque além da comida em lata que dava diariamente, ele e seus amigos costumavam dar várias besteiras e guloseimas ao cão. A sujeira do apartamento foi justificada por uma forte gripe que o impossibilitou de limpar o local.

Em uma segunda visita nada havia mudado, e o Border Collie parecia ainda mais gordo. No dia 18 de março, as funcionárias foram novamente ao local, acompanhadas por policiais de Sussex. No dia seguinte, após calorosa discussão, finalmente Taz foi retirado do apartamento.

Na conversa que teve com as funcionárias, West confessou que ficou relutante em levar Taz para passear, após um Rottweiler atacar seu cachorro, durante um passeio.

A média de peso de um Border Collie é de 20 kg. Quando chegou ao canil Taz pesava quase o dobro. Agora, passados cerca de três meses, ele está com 30 kg, e consegue fazer caminhadas mais longas. Antes só era capaz de andar um pouco mais de 10 minutos sem ficar muito ofegante.

Para o secretário do meio ambiente Geoffrey Theobald, o caso poderá ajudar as pessoas a pensarem “duas vezes antes de decidir ter um cachorro”. E conclui: “todos os cachorros, mas em particular Border Collies como Taz, precisam de uma dieta saudável, além de muitos exercícios”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo