Notícias

Cão é gênio em matemática

Ensinar novos truques a um cachorro já não tão jovem pode não ser fácil. Agora imagine ensinar matemática para um labrador de 12 anos de idade?

Beau, o cão matemático, tornou-se uma celebridade rapidamente em Montana, Estados Unidos. Lá ele pode ser visto mostrando suas habilidades de cálculo em lojas e restaurantes.

O pet é capaz de somar, subtrair e até calcular raiz quadrada. Incrível, não é? Mais incrível que isso só seu índice de acerto: 85%, segundo seu orgulhoso dono. No final da brincadeira, claro, o que dá a graça é o biscoitinho de recompensa.

Beau, o gênio da matemática em ação - @Missoulian.comBeau, o gênio da matemática em ação
Crédito: @Missoulian.com

“Tive cachorros minha vida inteira, mas este é diferente. Beau é muito esperto”, conta David Madsen, que também ensinou o cão a contar em espanhol.

Beau começou seu aprendizado em matemática com um truque inusitado. David pegou um punhado de biscoitos e recompensou o cão quando o número de latidos era correspondente ao número de guloseimas.

Em seguida, o treino passou para um estágio mais avançado, quando Beau começou a contar até dez. Agora, ele responde perguntas sobre golfe, placares de futebol americano e até mesmo lê somas simples no jornal. Para informar que terminou de responder a pergunta, ele late e “tranca” as orelhas na cabeça.

Mas tudo na vida tem um preço. “Sem petiscos, ele se cansa depois de duas ou três questões. Beau não trabalha de graça”, conta David.

Os mais desconfiados diriam que David sinaliza para o cão quantas vezes ele deve latir ou quando parar. No entanto, Beau é capaz de continuar a sua performance mesmo em uma sala sem o dono.

“Meu pai tem um amigo em Atlanta que estava determinado a provar que Beau recebia algum tipo de sinal para fazer os truques. Ele levou o cão para um local afastado e, depois de 30 minutos a sós, voltou e disse: ‘Quer saber? Esse cachorro é mesmo um gênio’”, relembra Matt, filho de David.

Ele soma, subtrai e calcula até raiz quadrada - @Missoulian.comEle soma, subtrai e calcula até raiz quadrada
Crédito: @Missoulian.com

O dono do cão é um executivo aposentado da área de telecomunicações e casado com Patti. Beau foi adotado por sua filha Melissa, quando ela era estudante na Univesidade de Georgia.

O cão de apenas três meses foi encontrado em frente à sua porta e foi acolhido por ela. Depois de espalhar comunicados em todo o campus da faculdade em busca da família de Beau, o dono telefonou dizendo que queria o cão de volta.

Mas já era tarde demais. Melissa estava completamente apaixonada pelo filhote. A tarefa de dissuadir o dono ficou com Brad Canady, namorado de Melissa na época e hoje marido. Com uma conversa em algumas centenas de dólares, Beau agora era parte da família Madsen.

Por viver em um apartamento pequeno e em um condomínio que não permitia cães, os pais de Melissa levaram Beau.

Beau passando o verão na casa do lago - @Missoulian.comBeau passando o verão na casa do lago
Crédito: @Missoulian.com

Atualmente, eles dividem a companhia do cachorro durante o ano. Beau passa o verão com David e Patti, quando o casal viaja para sua casa no lago, e o resto do ano com Melissa na Geórgia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo