Artigos

Cinomose: vamos combater?

Fique de olho, esta doença é contagiosa. - FlickrFique de olho, esta doença é contagiosa.
Crédito: Flickr

Desde bebês somos expostos a bactérias, vírus e parasitas, certo? Alguns causam doenças e outros não causam. Com nossos pets acontece o mesmo e, assim como ocorre com os humanos, muitas doenças podem ser fatais.

Provocada por um vírus e altamente contagiosa, a cinomose é uma destas enfermidades. A doença afeta principalmente cães, mas também pode aparecer em furões, atingindo vários órgãos e podendo até mesmo levar à morte.

O vírus da cinomose canina (VCC) é transmitido pelo contato com secreções do nariz e da boca do animal infectado. Ou seja, um simples espirro de um cão doente é capaz de fazer o vírus chegar a outros pets que estejam por perto.

Os períodos mais frios do ano, como o outono e o inverno, favorecem a proliferação da cinomose, por isso todo cuidado é pouco nesta época.

A vacinação ainda é a melhor maneira de manter seus animais longe da doença. Apesar de curável, o tratamento em pets inclui antibióticos e isolamento, fatores que tornam o processo um tanto complicado no ambiente doméstico. Além disso, a taxa de mortalidade nos filhotes é alta e as sequelas podem ser permanentes.

Conheça os sintomas da cinomose e fique alerta ao comportamento do seu pet e de seus companheiros de brincadeiras, banhos e atividades. Você é a pessoa que mais conhece seu amigo e, por isso, sabe identificar se há algo de errado com ele. Lembre-se também de sempre procurar a orientação e os cuidados de um veterinário.

Sintomas

  • Febre
  • Perda de apetite
  • Falta de coordenação
  • Vômito e diarreia

Prevenção é o melhor remédio

  • Filhotes de cachorros já podem ser vacinados a partir da sexta semana de vida.
  • Nesta fase, os filhotes devem receber três doses da vacina e passar por exames clínicos com frequência.
  • Cachorros doentes, subnutridos ou parasitados devem ser tratados antes de receberem a vacina.
  • Os cachorros precisam ser revacinados uma vez ao ano.
  • Consulte um veterinário para definir o melhor programa de vacinação para seu pet.
Mascote da campanha da Merial - FlickrMascote da campanha da Merial
Crédito: Flickr

Ajude a combater a cinomose
Uma iniciativa da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) e da Merial, multinacional com foco em saúde animal e fabricante da vacina Recombitek, quer unir os internautas em prol do combate a esta doença.

Na página da campanha “Cinomose Aqui Não” no Facebook, a cada 50 “Curtir” na fanpage uma dose da vacina é doada para a ONG.

A cada 25 mil “Curtir“, as doses são dobradas. A página já ultrapassou os 60 mil cliques! Participe você também!

Visite o hotsite da campanha: www.cinomose.com.br
Compartilhe: www.facebook.com/cinomoseaquinao

Artigo AnteriorPróximo Artigo