Estados Unidos, Mercado Pet, Notícias

Aplicativo usa reconhecimento facial para devolver pets perdidos a seus donos

Um novo aplicativo que usa a tecnologia de reconhecimento facial tem ajudado donos a reencontrarem seus animais de estimação desaparecidos. Por enquanto, o app “Finding Rover” está disponível somente no GooglePlay e AppStore dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Para participar, os donos de animais fazem upload de uma foto do seu cão ou gato desaparecido e digitam algumas informações básicas. O “Finding Rover”, examinará um banco de dados de mais de um milhão de animais resgatados ou encontrados que poderiam ser compatíveis com as características do pet perdido.

A novidade funcionou para Kevin Villicana, que diz ter encontrado seu cachorro Sargent graças ao aplicativo. “Fiquei muito empolgado. Corri para a porta dos meus pais e disse a eles: ‘Eu encontrei Sargent!'”.

De acordo com o fundador do aplicativo “Finding Rover”, John Polimeno, a tecnologia de reconhecimento facial tem uma taxa de precisão de 98%, O banco de dados verifica a cor e a textura do pelo, a distância entre os olhos, entre outras características. “Até hoje, já reunimos mais de 15.000 animais de estimação e seus donos“, disse Polimeno. “Se é possível identificar pessoas usando reconhecimento facial, por que não cães e gatos?”, adicionou o executivo.


John Polimeno, CEO da Finding Rover (Crédito: ABCNews)

Debra Rahl, diretora de projetos especiais do Baltimore Animal Rescue and Care Shelter, em Maryland, Estados Unidos, disse que o aplicativo tem sido uma salvação para os casos de pets desaparecidos. “Sempre foi muito difícil devolver os animais aos seus donos, com essa ferramenta tudo ficou mais fácil”, disse Rahl.

O serviço se associou a quase 600 abrigos de animais nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália, na tentativa de ampliar seu banco de dados.

“Isso nos dá a todos a oportunidade de salvar um animal de estimação perdido apenas tirando uma foto dele”, disse Polimeno.

Apesar das inúmeras qualidades, o aplicativo não é um substituto para o microchip do seu animal de estimação. Mas é uma camada adicional de proteção, caso algum incidente aconteça.

Vamos esperar que a novidade chegue ao Brasil em breve.

Artigo AnteriorPróximo Artigo