Notícias

Mega-colônia de formigas domina o globo

CC conte di Luna - Variação argentina se espalhou pela Terra title=Variação argentina se espalhou pela Terra
Crédito: CC conte di Luna

Cientistas descobriram que formigas espalhadas na Europa, EUA e Japão na realidade fazem parte de uma única mega-colônia. Trata-se da maior reunião de insetos já registrada, cuja dominação do globo rivaliza com a do ser humano. E mais, talvez seja o próprio homem o criador dessa gigantesca nação de artrópodes.

A formiga argentina Linepithema humile, que antes existia apenas na América do Sul foi introduzida pela ação do homem em todos os continentes exceto a Antártica. Uma prova de que se trata de uma mesma e gigantesca colônia é o fato de que formigueiros dessa mesma espécie não se enfrentarem entre si, enquanto são extremamente territorialistas e agressivas com formigas de outras colônias.

Cientistas na Espanha e no Japão, liderados pelo pesquisador Eiriki Sunamura, da Universidade de Tokyo, encontraram exemplares da Linepithema humile na Europa, Japão e Califórnia com ferormônios semelhantes, ou seja, equivalentes a uma mesma colônia.

Eles colocaram formigas de diversos lugares do globo próximas umas às outras e analisaram o seu comportamento. Os insetos da costa Oeste do Japão enfrentaram as suas rivais de Kobe, enquanto exemplares da França ficaram em pé de guerra com as adversárias da Espanha. No entanto, quando membros da super-colônia foram colocados juntos, eles agiram como se fossem amigos de infância, tocando as antenas uns dos outros.

“A enorme extensão dessa população só encontra paralelos na sociedade humana”, escreveram os pesquisadores na revista científica Insect Sociaux. Eles também completaram afirmando que a prática de transportar insetos pelo mundo pode ampliar ainda mais a mega-colônia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo