Notícias

São Paulo ganha primeiro laboratório para peixes

26_sao_paulo_ganhaLaboratório está preparado para atender peixes de abate e ornamentais
Crédito: Divulgação

Seu peixe anda meio cabisbaixo e quietinho? Já pensou em levá-lo a um laboratório para descobrir o que o incomoda? Sim, isso mesmo, um laboratório para peixes. Fruto da parceria entre a Provet – Medicina Veterinária Diagnóstica e a Acquapiscis – Consultoria e Medicina Veterinária em Aquicultura, o primeiro laboratório de peixes de São Paulo disponibiliza seus serviços aos criadores para abate, e também para os ornamentais.

Segundo Ana Paula de Araujo, médica veterinária da Acquapiscis, o local está preparado para realizar “análises de diversas naturezas, como microbiologia, histopatologia, hematologia, análise citológica, bioquímica clínica, necropsia e pesquisa de parasitos”. E complementa: “o diagnóstico laboratorial serve como apoio para clínicos atuantes na área.”

E as doenças mais comuns entre os “pacientes” são as parasitárias, com destaque para o “ictio”, argulus, monogêneas, as bacterianas como micobacteriose, aeromonose, e as micóticas (fungos). A veterinária explica ainda que “a grande maioria das doenças tem origem na má qualidade do sistema e/ou deficiências no manejo”. Roberto Ishikawa, coordenador do laboratório, completa: “grande parte dos problemas que encontramos são gerados pela falta de tratamento adequado da água. Por exemplo, os peixes são animais pecilotérmicos (sua temperatura é igual ao meio), portanto, quando ocorre queda brusca da temperatura da água, seu sistema de defesas fica frágil, e com resistência baixa podem ser afetados por doenças”.

Para proporcionar vida longa ao seu pet com escamas, Ana Paula destaca a prevenção: “peixes são animais muito sensíveis, e nem sempre respondem bem aos tratamentos. Por isso a importância da prevenção”.

Quem quiser recorrer ao atendimento, pode ir até uma das unidades do Provet relatar o problema, ou levar o bichinho em uma das três unidades localizadas na capital paulista. Vale ressaltar que o Provet não realiza tratamentos, apenas diagnósticos. “Se for necessário acompanhamento clínico e tratamentos, estes são executados pela Acquapiscis. Diversas espécies de aquário podem ser tratadas com eles”, finaliza.

Serviço:

Provet Unidade Aratãs
Av. Aratãs, 1009 – Moema
Tel: (11) 3579-1427

Provet Unidade Divino Salvador
Av. Divino Salvador, 774 – Moema
Tel: (11) 5055-9271

Provet Unidade Jd. Anália Franco
Rua Francisco Zicardi, 16
Jardim Anália Franco
Tel: (11) 2076-0102

Artigo AnteriorPróximo Artigo