Notícias

Espirro reverso em cães: você sabe o que é?

Se você nunca viu um cachorro em um episódio de espirro reverso (Respiração Paroxística Inspiratória), provavelmente irá se assustar quando isso acontecer, pois é comum que ele seja confundido com um engasgo ou ataque asmático. Mas saiba que é algo normal!

Reprodução/Divã Veterinário
Espirros reversos podem ser confundidos com engasgo.

No espirro comum, o ar é empurrado dos pulmões para fora do nariz do animal, já no espirro reverso, o ar é puxado para dentro do nariz, por isso tem o nome de “reverso”. Ele é causado por um espasmo na garganta e no palato mole. Apesar de acontecer de forma aleatória, pode ser ocasionado por diferentes razões, como uma irritação na garganta, puxão na coleira, alergias, infecções, mudanças na temperatura e até excitação. Durante o episódio, que pode durar até dois minutos, o cachorro faz várias inspirações, causando um som alto.

Isso pode acontecer com qualquer cão, de qualquer idade ou raça, mas raças de menor porte e braquicefálicas (focinho achatado) têm com maior frequência.

Para saber se o cão está tendo um episódio de espirro reverso, fique atento aos sinais:

  • O cão fica estático;
  • Estica o pescoço para o alto;
  • Os olhos ficam arregalados;
  • O cachorro faz movimentos respiratórios mais rápidos que o comum;
  • Ele emite sons nasais;
  • Tosse.

O que fazer?

O espirro reverso não é algo que deva gerar preocupação, pois não é uma doença e não traz risco ao cão. Para tentar evitá-los, você deve levar o animal ao veterinário para descobrir a causa. Quando o episódio é motivado por alergias, infecções ou irritações na garganta, é possível que eles sejam evitados. Além disso, uma massagem leve na garganta ou assoprar de forma cuidadosa o focinho do cão podem ser formas de ajudá-lo a puxar o ar e, consequentemente, colaborar para que o episódio acabe logo.

Caso isso ocorra com frequência, não deixe de buscar ajuda profissional.

O vídeo abaixo mostra um Beagle passando por um espirro reverso e o tutor, com muita calma, auxilia o bichinho para que o episódio passe mais rápido. Confira!

Fonte: CachorroGato

Artigo AnteriorPróximo Artigo