Estados Unidos, Notícias

Brasileiros na Flórida: autoridades pedem proteção a pets durante Furacão Dorian

A tempestade tropical Dorian tem seguido rumo à costa leste da Flórida, no sul dos Estados Unidos, nos últimos dias. Ontem, quarta-feira (28), ela se tornou um furacão categoria 1. As previsões são de que se intensifique e atinja a região com categoria 3 ou 4, na segunda-feira (02). Dorian está atualmente sobre as Ilhas Virgens, a caminho de Porto Rico.


Casos de abandono de animais se multiplicam durante tragédias climáticas – cão durante o Furacão Florence (North Carolina) – Divulgação

A Humane Society, entidade norte-americana de apoio e ajuda a animais, liberou um comunicado a todos os tutores de animais de estimação das áreas potenciais de foco do fenômeno, pedindo que seja feita uma preparação adequada para garantir a segurança dos pets.


Equipe de resgate em tragédias anteriores nos Estados Unidos – Divulgação

O abandono de animais de estimação é uma questão tratada com frequência pelos políticos e legisladores da Flórida. Durante furacões ou tempestades são registrados diversos casos de animais deixados para trás por famílias que fogem para se abrigar em outros estados ou regiões de maior segurança.

A equipe de resgate animal da Humane Society forneceu um checklist para que as famílias com pets se preparem para a chegada do furacão. A entidade aconselha que um kit com os produtos abaixo esteja sempre à disposição para momentos de emergência.


Rota do Furacão Dorian – Divulgação

Mais de 300 mil brasileiros vivem na Flórida atualmente. Se você é brasileiro e estará na região nos próximos dias, durante a passagem do Dorian, ou mesmo tem família vivendo no local, fique de olho nessas dicas e compartilhe com o maior número possível de pessoas para ajudar a manter os animais seguros durante as tempestades:

Comida e água para pelo menos cinco dias para cada animal de estimação. Tenha também tigelas e um abridor de latas manual, se você tiver alimentos enlatados.

Medicamentos para pelo menos cinco dias e todos os registros médicos, incluindo histórico de vacinação. Mantenha-os em um recipiente ou embalagem à prova d’água. Você também pode armazená-los digitalmente em um pendrive ou no celular.

• Caixa de areia, areia extra e pá para recolher a sujeira.

Coleiras e caixas de transporte resistentes para carregar os animais de estimação com segurança.

• Kit de primeiros socorros para pets.

• Verifique se o seu animal está usando uma coleira com tag de identificação. Garanta que seu pet seja microchipado, já que as coleiras podem ser facilmente removidas.

Fotos atuais de você com seus animais de estimação e descrições físicas dos pets (cor, porte, raça, marcas).

Itens de conforto, como caminha ou um brinquedo, para reduzir o estresse.

Informações por escrito sobre os horários de alimentação de animais, condições médicas, problemas de comportamento, assim como o nome e o número de telephone do seu veterinário. Mantenha uma cópia impressa e uma versão digital, pois o acesso à internet geralmente é limitado em momentos de desastre.


Tragédias naturais exigem preparação para manter pets em segurança – furacões anteriores nos Estados Unidos Divulgação

Outros detalhes importantes que precisam ser lembrados:

1. Não presuma que você encontrará lugar para seu animal de estimação em um abrigo. Ligue para o escritório local de gerenciamento de emergências e verifique se haverá abrigos em sua área e se é permitida a entrada de animais de estimação. Se você ficar sem eletricidade e decidir sair de casa, leve seu animal de estimação com você.

2. Se você sabe que estará fora da cidade ou fora de casa no momento do desastre, fale com um vizinho, amigo ou membro da família e verifique se eles têm uma chave reserva. Assegure-se de que a pessoa que cuidará dos seus animais conhece sua rotina de alimentação e medicamentos.

3. Se sua família e pets não têm outra opção a não ser esperar o furacão em casa, cheque se a área da sua residência é considerada segura ou de risco no website do seu condado. Elimine cantos inseguros da casa, onde os gatos assustados podem tentar se esconder ou mesmo escapar. Tire itens perigosos do caminho, como ferramentas ou produtos tóxicos. Leve seus animais de estimação para dentro de casa assim que as autoridades locais disserem que a tempestade está a caminho. Deixe os pets em uma “sala segura”, com todos os suprimentos que eles podem precisar: comida, água, areia, tapete higiênico.

Para animais de grande porte como cavalos, a Humane Society tem um checklist de apoio e dicas para manter os equinos seguros.

Sites importantes para consulta de informações:
National Hurricane Center
Humane Society
Hurricane Guide (Sun Sentinel)

Artigo AnteriorPróximo Artigo