Artigos, Notícias

Proteja seu melhor amigo da tosse dos canis

A gripe canina, conhecida também como tosse dos canis ou tecnicamente como traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença muito comum que afeta cães em todas as fases da vida. Conheça os cuidados preventivos que podem ser tomados para garantir a saúde dos cães.

caes_tosse

Ana Carolina Both, consultora técnica de animais de companhia da Zoetis, explica como observar tais sintomas. “Normalmente começa com uma tosse seca constante em que o animal parece estar engasgado, mas na verdade isso indica um quadro inflamatório do aparelho respiratório superior, uma “dor de garganta”. Outros sintomas são coriza, febre, secreção nos olhos, perda de apetite e apatia. Ao notar esses sinais, o recomendável é levar o cãozinho ao veterinário”.

A consultora ainda lembra que, “em lugares onde há muitos cães, o risco de transmissão da doença é maior, e, diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, o animal pode contrair a gripe canina em qualquer época do ano. Se no inverno é frio e a imunidade baixa, no verão eles são levados a parques, hotéis, banho e tosa, aumentando, assim, o convívio entre os animais e a chance de contrair a doença”.

A gripe canina costuma acometer mais filhotes e cães idosos, que são mais suscetíveis ao contágio, pois apresentam um sistema imunológico mais frágil. Os mais jovens porque ainda não têm sua proteção desenvolvida por completo e preparada para combater agentes causadores de doenças, e os mais velhos porque apresentam debilidades causadas pela idade avançada. Porém, os cães de todas as idades estão vulneráveis a gripe.

A Zoetis oferece diferentes vacinas que auxiliam na proteção contra a gripe canina, uma delas é a BronchiGuard®, vacina injetável, que pode ser implementada nos programas vacinais. O cão pode ser protegido ainda filhote, a partir da 8ª semana de vida, sendo a primeira vacinação composta de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Essa proteção deve ser reforçada anualmente, em dose única, já que a bactéria causadora da doença é transmitida pelo ar ou pelo contato com animais infectados. Monovalente, a vacina age contra o principal agente causador da gripe canina, a bactéria Bordetella bronchiseptica.

A Bronchi-Shield III é uma vacina intranasal, composta por três agentes envolvidos na gripe canina e que dispensa o uso de agulhas, ideal para a vacinação de filhotes. É indolor e uma alternativa excelente quando uma rápida proteção é necessária ao animal. Protege contra Adenovírus Canino Tipo 2, o vírus da Parainfluenza Canina e também pela Bordetella bronchiseptica.

“Sem dúvida, a melhor forma de prevenir a gripe canina, é a vacinação. Vale lembrar que a doença é altamente contagiosa e pode evoluir para um caso mais grave, como uma pneumonia, caso o cão não seja tratado corretamente”, alerta a consultora.

Gripe Canina

  • Causas: Um dos principais agentes causadores da gripe canina é a Bordetella bronchiseptica. Altamente contagiosa, a gripe canina é mais facilmente transmitida quanto maior for o número de animais em determinado local, especialmente durante o inverno – que possui clima frio e seco, mais propício para a transmissão da doença. No entanto, vale ressaltar que a transmissão também acontece nas demais estações do ano.
  • Sintomas: Tosse constante, dando a impressão de que o animal está engasgado. Nos casos mais graves há também coriza, secreção nos olhos, falta de apetite e febre. A gripe pode evoluir para uma pneumonia, caso o cão não seja tratado corretamente.
  • Prevenção: Cuidados básicos para manter o cão longe do frio são importantes: mantê-los em locais cobertos, sem correntes de vento, acomodá-los em camas, casas, oferecer mantas, entre outros. A vacinação é importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. É fundamental proteger o animal precocemente, a partir dos dois meses de idade, antes que ele entre em contato com os agentes causadores da enfermidade. Em qualquer situação é recomendável consultar o médico veterinário sobre o esquema de vacinação ideal para manter o cão saudável.
Artigo AnteriorPróximo Artigo