Notícias

Apenas 24% levam pets ao veterinário preventivamente

23_apenas_24_levamVisitas periódicas e preventivas ao veterinário podem reduzir os custos de tratamentos e prolongar a vida do pet
Crédito: Departamento de Saúde Pública de Connecticut

Pesquisa realizada pelo Radar Pet revela que dos proprietários de animais de companhia, apenas 24% tem o hábito de levar seus pets à consultas periódicas. Descontando os donos que levam seus bichinhos de estimação para tratamentos prolongados, esta porcentagem cai para 11%. Encomendada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a pesquisa entrevistou representantes das classes A, B e C. Mesmo na classe A, os números são desanimadores. Apenas 14% visitam o veterinário, excluindo os de tratamentos prolongados.

Outro dado verificado pelo Radar Pet é que os médicos veterinários são procurados apenas quando o pet está doente, e não na prevenção e manutenção da saúde. A mudança de atitude do proprietário, com visitas frequentes ao veterinário resolveria, por exemplo, questões como a cinomose. De acordo com o presidente da Comac e médico veterinário Luiz Luccas, a doença é uma das mais perigosas que acomete os cães e está longe de ser erradicada no Brasil, uma vez que, atualmente, apenas 20% da população canina nacional está imunizada com vacina.

Além da cinomose, outros procedimentos como vermifugação, utilização de antiparasitários e acompanhamento da carteira de vacinação do animal deveriam ser acompanhados por um profissional. Visitas periódicas e preventivas às clínicas veterinárias podem reduzir os custos de tratamentos e prolongar a vida do pet.

Artigo AnteriorPróximo Artigo