Notícias

Estudo quer descobrir se cães entendem emoções humanas

Eles latem por carinho, nos alegram com suas brincadeiras, enfim, nunca nos abandonam. Não é à toa que são considerados os melhores amigos do homem. Mas será que os cães entendem as emoções humanas? Foi para responder a essa questão que pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, estão usando bebês chorando e outros testes para descobrir se os cachorros entendem quando os seres humanos estão tristes ou com raiva.

Segundo o site canal de TV neozelandês TVNZ, durante um ano investigando, a equipe liderada pelo pesquisador Ted Ruffman tem vasculhado a psique do melhor amigo do homem. “Nós estamos interessados em saber se os cães são empáticos ou compreendem expressões emocionais humanas”, disse Ruffman.

O estudioso afirmou que os cães já são bons em entenderem gestos humanos, mas eles querem mais dos caninos. Os testes incluem a gravação das reações dos cachorros diante de um bebê chorando. “Essencialmente o que acontece é que os cachorros ficam mais interessados, eles parecem querer chegar perto dos humanos quando os veem chorando”, disse o pesquisador.

No entanto, se o bebê está rindo e tagarelando, a reação dos cachorros é diferente. “Geralmente, eles ficam bastante descontraídos, se sentam, rolam, deitam-se ou nem sequer olham na nossa direção”. Por enquanto, 150 cães de várias raças estão participando do estudo, e os pesquisadores podem descobrir outros benefícios.

Os cães são usados em uma série de situações especiais, como em asilos, trabalhando com deficientes visuais e, no mais recente caso, ajudando uma menina com diabetes a saber quando necessita de insulina.

De acordo com Ruffman, a pesquisa pode ajudar a descobrir qual raça canina é mais sensível às emoções humanas, e assim, utilizar os animais no cuidado de idosos e também em hospitais. “Se existem cães que são mais sensíveis aos humanos e os compreendem melhor, eu acho que essas raças seriam muito bem adaptadas”.

A conclusão sobre os cães e suas emoções ainda está um pouco longe de chegar ao fim. Os testes continuarão por muitos anos antes das respostas serem encontradas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo