Notícias

Capixabas contra a raiva animal

CC Daigo Oliva - A campanha que vai até o dia 3 agosto, convoca donos de cães e gatos title=A campanha que vai até o dia 3 agosto, convoca donos de cães e gatos
Crédito: CC Daigo Oliva

O Governo do Estado de Espírito Santo está convocando os donos de cães e gatos para o Dia D da Campanha de Vacinação Anti-Rábica Canina e Felina. O evento será realizado no próximo dia 4 de julho, sábado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem como meta imunizar 450 mil cães e 100 mil gatos no Estado. A campanha vai até o dia 3 de agosto.

Cada um dos 78 municípios capixabas terá sua própria estratégia para alcançar os donos dos pets. A Sesa disponibilizou insumos e materiais gráficos para a divulgação do projeto. O maior objetivo da iniciativa é estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva em curto espaço de tempo, na população canina e felina, evitando o surgimento de casos em humanos.

No ano passado foram imunizados 520 mil animais, entre eles, 434 mil cães e 85 mil gatos. Em 2007, foram vacinados 429.578 cães e 83.061 gatos, mostrando assim a eficácia da campanha.

Sintomas da raiva animal

– Os sintomas de um animal raivoso são caracterizados pela perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo